Literatura de Cordel

  Literatura de cordel, hoje pouco divulgada e muito criticada e esquecida pelos grupos modernistas, mas por muito tempo foi o principal meio de entretimento das famílias. Histórias de heróis eram contadas em versos, e seus contadores colocavam emoção na voz e conseguiam fidelizar seu público. Meu avô materno era cordelista, parte do sustento de sua família era ganho através do som de sua viola e de sua voz. Mas a família não esqueceu a cultura, tem uma neta que é cordelista e e acultura nunca morrerá.

O cordelista faz a poesia na hora sem precisar ensaios, vou narrar alguns casos.

Um cantador de viola voltava de uma cantoria, e ao passar em frente a um cemitério, parou e fez esse verso.

Meia noite ao cemitério

Onde não mora ninguém

O mocho passa voando 

E a sombra da brisa vem

Por cima das catacumbas 

De quem já viveu também

Existiam também os desafios, e muitas vezes um violeiro tinha muito conhecimento e seu parceiro de noite nem tanto. Em uma cantoria, pediram um mote sobre a vida de Jesus Cristo, um menos provido de conhecimento em determinado momento se aperreou e mando essa pérola.

Jesus Cristo andou no mundo

Pra acabar com as injustiças

Andou por aí rodando

Quando foi com trinta anos

Sentou praça na polícia

Minha esposa estava no hospital do coração em Messejana para marcar uma consulta para meu pai, com fome cansada, e de repente apareceu um vendedor de livros, come é comum insistiu bastante para ela comprar, mas ele estava sem dinheiro. Comentei em tom de brincadeira, por que não mandou ele vender na praia? E ela respondeu: Precisamos ter humildade, quando Jesus voltar, pode vir transformado em uma pessoa, num vendedor de livro? Sorri e depois escrevi.

Vi sol e via a lua

No espaço sideral

Vi o bem vencer o mal

Pra alegria minha e sua

Não vi menino rua

Vi brincando no quintal

Vi cântico na pastoral

Anunciando um Deus vivo

Vi Jesus vendendo livro

Na porta de um hospital

Viva o cordel, e que essa cultura nunca caia no esquecimento,


A.L.Bezerra


        '    

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sonho de Juventude

  De forma inesperada, encontrei-me em um salão de festas, onde pares giravam ao som da música e jovens solitários dançavam, abraçados às su...