Pais e Filhos



Pais e filhos, uma obra literária do palestrante e escritor Roberto Shinyashiki, define com clareza a importância dos pais na formação dos filhos. Na primeira orelha do livro ele destaca o seguinte “Ser um grande amigo do deu filho é o melhor presente que você pode dar a ele” destaca ainda a convivência familiar em poder motivador e prazeroso, mesmo porque os filhos são eternos companheiros de viagem.

O escritor sabiamente foca nas inúmeras alternativas de correções e formação pessoal de uma forma inteligente e construtiva, sem a necessidade de oprimir com ações ou palavras, simplesmente conduzindo com alternativas as quais ensinam e orientam sem danos psicológicos.

Sabemos perfeitamente que a força é uma ferramenta desnecessária e de consequências drásticas para o psíquico, sem esquecer que os filhos precisam recebem orientações de forma respeitosa para que também aprendam a respeitar.

Entre tantos ensinamentos nos quais o autor destaca na obra, a conquista da autonomia é algo esplendoroso, ele afirma que quanto mais seu filho ou filha depender dos pais, menor será a capacidade de ter uma vida com autonomia e responsabilidade. Possivelmente ele quis falar sobre a nossa participação de formar sem a nossa dependência, até porque não poderemos estar em todos os momentos, e eles precisam ser fortes e vitoriosos no processo de sobrevivência.

A mamãe águia alimente seu filhote por muito tempo para deixá-lo forte, mas no dia de voar ela o joga de ninho abaixo várias vezes até ele aprender a voar, essa é uma missão que exige sacrifício, mas torna-se fundamental.

Quanto a nós pais e mães não é muito diferente, as vezes até choramos escondidos por precisar tomar decisões que fortaleçam formação e personalidade dos nossos filhos, mas exatamente esse detalhe é que fará a grande diferença. A missão de fazê-los caminhar com as próprias pernas, fará de nós exemplos para um mundo com características de cidadania, algo fundamental para uma sociedade sã.

“O conhecimento é um farol na escuridão”

Antônio Lopes Bezerra


Um comentário:

Sonho de Juventude

  De forma inesperada, encontrei-me em um salão de festas, onde pares giravam ao som da música e jovens solitários dançavam, abraçados às su...